Início de ano é tempo de se planejar para pagamento de impostos

Mais um início de ano e é tempo de se planejar para pagamento de impostos. Como o IPTU Niterói 2021. Que funciona como forma de arrecadação de verba para a cidade. Por meio do IPTU Niterói 2021 o município deve receber melhorias.

Sobre o IPTU Niterói 2021

Estima-se que haja mais de 217 mil imóveis contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Niterói. Entre terrenos sem construção e edificações.

Este imposto é cobrado em todos os municípios brasileiros. O seu objetivo é o de arrecadar verba para o cofre da cidade. Com isso, a administração do IPTU é de total responsabilidade da Prefeitura Municipal e os setores financeiros.

Com o valor arrecadado o governo deve investir no próprio município. Promovendo melhorias nos setores que atendem o público. Por exemplo: educação, segurança, saúde, obras e infraestrutura em geral.

A distribuição do carnê para pagamento é feito via Correios. Mas, aqueles que não recebem em casa o boleto pode emiti-lo via internet.

Valor IPTU Niterói 2021

Para definir qual será o valor do IPTU RJ 2021 é feito um cálculo. Em praticamente todas as cidades brasileiras este cálculo é o mesmo. Multiplica-se o valor venal da propriedade por uma alíquota.

O valor venal fica registrado em documentos da Prefeitura Municipal. Para determiná-lo é levado em consideração o tamanho do imóvel, o bairro que pertence, sua infraestrutura em geral. O próprio governo avalia a propriedade e estabelece esse valor.

A alíquota também é decidida pela prefeitura. E varia conforme a sua utilidade. Quer dizer, se é um imóvel residencial ou não. O valor da alíquota de uma residência em Niterói é de 0,6% a 1%. Dependendo do seu tamanho em m².

Propriedades não residenciais variam de 0,8% a 1,2%. Enquanto que terrenos sem construção têm alíquota de 2,5% a 3,5%. O valor concreto deve estar descrito na guia do IPTU de cada propriedade.

Pagamento IPTU Niterói 2021

O contribuinte pode escolher entre duas formas de pagamento IPTU Niterói 2021. Quando é feita a quitação total à vista é dado 8% de desconto IPTU Niterói 2021. Com data de vencimento até 8 de janeiro.

Caso o valor, mesmo que com desconto, seja inviável para o contribuinte é permitido o parcelamento do IPTU 2021 em até 11 vezes. O primeiro vencimento é em 12 de janeiro.

É preciso verificar nas agências bancárias se as mesmas fazem o recebimento do imposto. E se permitem o pagamento por meios digitais, como internet banking e caixa eletrônico.

Isenção IPTU Niterói 2021

Há casos em que é permitida a isenção IPTU Niterói 2021. Ou seja, não é necessário fazer o pagamento do imposto.

Por determinação em Lei, algumas pessoas e alguns imóveis não precisam contribuir por meio do IPTU. A propriedade deve estar em nome da pessoa que atenda as condições determinadas. São elas:

  • Aposentados e pensionistas maior de 60 anos;
  • Deficiente visual ou mental;
  • Portador do vírus HIV;
  • Ex-combatente da II Guerra Mundial;
  • Imóvel de interesse histórico e/ou cultural;
  • Imóvel que funcionam atividades do Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
  • Imóveis de de sociedades desportivas, culturais e recreativas e ONG’s.

Consulta e 2 Via IPTU Niterói 2021

Para fazer a consultar o IPTU Niterói 2021 e emitir a segunda via do boleto, basta acessar o site da Secretaria Municipal da Fazenda. No portal é possível realizar vários processos que envolvem o tributo.

Assim, o contribuinte se planeja com o valor e evita multas com a reemissão da guia de pagamento. Lembrando que em caso em que foi ultrapassada a data original de vencimento o valor recebe reajustes.

Veja como fazer a consulta e 2 via IPTU Niterói 2021:

  • Acessar o site da Secretaria Municipal da Fazenda;
  • Em ‘Serviços Online’ clique na opção ‘2° via IPTU e informações do imóvel’;
  • Insira o número da matrícula do imóvel. E depois, clique em ‘Pesquisar’.

Endereço e telefone prefeitura de Niterói

Ainda com dúvidas relacionadas ao IPTU Niterói? Saiba como entrar em contato com a prefeitura municipal:

  • Telefone: (21) 2621-2400 / 2621-2474 / 2621-2529
  • Endereço: Palácio Arariboia: Rua da Conceição, 100 – 1º andarCentro – Niterói – RJ – CEP 24020-084

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *