Problemas ao preencher a declaração do imposto de renda incorretamente

A declaração deve ser feita todo ano e a malha FINA IR 2024 observa se houve erros no preenchimento. Ou seja, declaração anual do imposto de renda deve ser feita corretamente. Para evitar cair na malha FINA IR 2024, veja mais informações a seguir!

Malha FINA IR 2024

A malha fina é o termo dado para verificar se existem problemas na declaração do imposto IRPF 2024 e IRPJ 2024. Ou seja, o procedimento observa eventuais problemas.

Diante disso, a função serve para observar se existe alguma pendência ou algo que está impossibilitando a restituição.

Em certas situações pode ser preciso fazer uma investigação profunda em cima do contribuinte. Atualmente o Brasil utiliza diversos tipos de verificações.

Deste modo, quando o processo “cai” na malha fina pode indicar que o contribuinte tem acesso à pendência. Para isto ele pode retificar a declaração IRPF 2024.

Através da retificação é possível corrigir, inclusive algumas vezes pode ser feita a correção de contas bancárias, compras, financiamentos entre outras coisas.

Como funciona a Malha FINA IR 2024

A malha FINA IR 2024 pode acontecer por problemas de digitação e até por incompatibilidade de informações ou divergências.

Logo que você enviar suas informações a Receita Federal vai verificar se todas são verdadeiras. Ou seja, conferir se tudo informado está certo no documento.

Nos casos que forem encontrados as divergências ou inconformidades, a declaração do imposto de renda acaba retornando ao contribuinte.

Caso isto ocorra, o contribuinte possui um prazo na qual ele deve esclarecer e mostrar a Receita Federal a veracidade dos pontos. Ao final ele pode manter a sua declaração regularizada.

Consulta para Malha FINA IR 2024

Nem todo contribuinte sabe, mas é possível saber se a sua contribuição caiu na malha fina. Ou seja, o usuário pode conferir através do portal e saber se foi retido.

O procedimento é bastante simples e pode ser feito em poucas etapas. No entanto, para acesso é preciso de conexão com internet e um dispositivo.

Abaixo veja como consultar a malha FINA IR 2024:

  • O usuário deve entrar na página do CAC, entre aqui;
  • Em seguida deve seguir as orientações da página;
  • O candidato deve informar todos os dados pedidos;
  • Faça a consulta;
  • Verifique todos os detalhes.

Contato IRPF

Caso fique alguma dúvida sobre a malha FINA IR 2024 utilize o contato a seguir:

  • Telefone: 146 (ligações no Brasil) ou (55) (11) 3003 0146 (exterior).

Sane seus questionamentos sobre o Bolsa Família

Atualmente, diversas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como realizar a consulta Bolsa Família 2024. Assim, se você também apresenta tal questionamento, continue acompanhando o artigo, pois iremos explicar todos os passos para que você faça a sua consulta do saldo do bolsa família.

Mas, primeiramente iremos falar que o bolsa família é um programa considerado de transferência direta de renda, geralmente direcionado para aquelas famílias que se encontram em situação de pobreza no país, e tem por objetivo funcionar de modo que se possa superar tal situação.

Com isso, o Bolsa Família 2024 sempre busca proporcionar a todas essas famílias, o direito de ter alimentação e outras necessidades básicas, como acesso a saúde e educação.

Como realizar a consulta Bolsa Família 2024?

Se você deseja saber como realizar a consulta do saldo Bolsa Família, saiba que apesar do PBF apresentar um valor básico, ele ainda possui outros diversos tipos de benefícios que possuem valores diferentes e que podem normalmente serem somados caso a caso.

Dessa forma, é justamente por isso, que diversas pessoas ainda não sabem como realizar a consulta do saldo do bolsa família, e se esse já se encontra liberado. Porém, é possível contar com diversas formas para a consulta.

Mas, antes de você fazer a consulta bolsa família, é importante que você tenha conhecimento se você possui ou não direito de receber, e para isso, primeiramente é preciso que você realize o cadastro Único.

Assim, após realizar o cadastro, é geralmente enviado para as famílias selecionadas, o cartão bolsa família 2024 juntamente com todas as informações sobre os saques e também sobre os requisitos para permanecer no programa.

No entanto, se você se cadastrou já há algum tempo e possui o interesse em saber se foi ou não selecionado, você pode fazer a consulta tanto no próprio portal da Caixa, como no Portal da Transparência.

Formas de consulta do Bolsa Família

Mas, de uma forma geral, se você é beneficiário do programa do bolsa família, existem quatro opções para que você realize a consulta do saldo do seu benefício, onde tais opções são:

  • Você pode realizar a sua consulta por meio do aplicativo do bolsa família, o qual se encontra disponível em todas as principais plataformas.
  • Além disso, você ainda pode fazer a consulta no Portal Cidadão da Caixa.
  • Pode realizar ainda a consulta pelo telefone da Caixa através do número indicado no site.
  • E, por fim, você pode consultar o seu saldo indo diretamente em alguma agência e postos de atendimento da Caixa.

Como sacar o Bolsa Família?

Já em relação a forma de como sacar o pagamento do Bolsa Família, esse pode ser realizado de uma forma bastante simples em qualquer agência da Caixa ou posto de atendimento da Caixa Aqui, além ainda de lotéricas, as quais são encontradas de forma bastante fácil em qualquer local da sua cidade.

Assim, para realizar o saque do saldo do Bolsa Família 2024, é preciso que você tenha em mãos o seu documento de identidade e o cartão do benefício, mas dependendo do local em que você irá efetuar o seu saque, você pode usar somente o cartão, porém o ideal é que você esteja também com o seu RG.

Site do Bolsa Família → www.caixa.gov.br.

Além disso, outro fator importante é que o saque é somente permitido nos postos de atendimento que possua vínculo efetivo com a Caixa, como é o caso das lotéricas e os postos de atendimento Caixa Aqui.

Calendário de pagamento bolsa família 2024

Normalmente, como são diversas famílias que participam do calendário Bolsa Família, é possível que você visualize o calendário de pagamento do bolsa família, o qual foi criado devido a lotação nas agências da Caixa Econômica Federal extrato.

Assim, se a maioria das pessoas fossem fazer o saque do benefício no mesmo dia, praticamente seria impossível evitar a existência dessa aglomeração. Por isso, nesse caso, também não é preciso ter pressa, pois você possui até três meses para poder fazer o saque do bolsa família.

Consulta Bolsa Família através do NIS

Muitos beneficiários do programa ainda possuem dúvidas sobre como fazer o Bolsa Familia Consulta pelo NIS, no intuito de saberem quais são os valores que receberão em cada pagamento.

Para ficar ainda mais fácil, colocamos mais abaixo algumas explicações sobre como realizar a consulta e também verificar o seu Bolsa Familia Saldo. Antes de tudo, você precisar saber o seu número de NIS.

Para quem ainda não sabe, o NIS é uma sigla criada pelo Governo que quer dizer Número de Identificação Social. O Governo utiliza o NIS para liberar vários benefícios sociais para a população mais carente.

Você pode consultar o seu número de NIS sob várias formas:

  • Pela Folha Resumo emitida pelo gestor municipal do CadÚnico – Cadastro Único;
  • Acessando o Portal do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social);
  • Utilizando a Carteira de Trabalho;

Como pode ver descrito mais acima, existem muitas formas de buscar a informação na internet para descobrir o número de identidade social e conseguir acessar o seu saldo do Bolsa Familia. Tendo em mãos o seu NIS, é só realizar a consulta para verificar o seu saldo.

Consulta bolsa família SIBEC

Antes de começarmos a falar mais, você sabe que é o SIBEC?

O SIBEC é sigla criada e gerida pela Caixa Econômica Federal para denominar o Sistema de Benefícios ao Cidadão. É uma ferramenta que tem por intuito dar informações e fazer a gestão de benefícios sociais.

Esse sistema tem relação muito especial com o programa Bolsa Família pois ele permite que a Consulta Pública dos beneficiários desse tipo de programa seja realizada, como também a consulta de outras funcionalidades destinadas aos gestores do programa.

O modo de funcionamento do sistema Sibec é muito fácil e simples de ser feito. Basta somente que o cidadão, que deseja ver alguma informação, acesser o link oficial do site: servicossociais.caixa.gov.br

Assim que preencher o Número do NIS (Número de Identidade Social), que é o número impresso no cartão cidadão e também no cartão do Bolsa Família, inserir uma senha, a ser criada ainda no primeiro acesso, e terminar de preencher todos os dados, você terá acesso ao sistema.

É importante que você saiba que o programa é capaz de combater a fome, a pobreza e ainda promover a segurança alimentar e o acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, assistência social, entre outros.

Jovens terão oportunidades de emprego no próximo ano

Muitos jovens desejam ingressar no mercado de trabalho, mas nem sempre o caminho a ser percorrido é fácil. Iniciativas como o Pronatec ajudam esses jovens. Poder trabalhar em micro e pequenas empresas importantes sem ter muita experiência não é uma oportunidade que todos tem. Por isso, se você quer saber mais sobre o Pronatec Jovem Aprendiz 2024, continue lendo.

Pronatec Jovem Aprendiz 2024

O programa Pronatec Jovem Aprendiz busca beneficiar jovens entre 14 e 24 anos. Aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e estudantes da rede pública de ensino tem prioridade.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho, as expectativas são de que cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas possam passar a contratar jovens através do Jovem Aprendiz 2024. As micro e pequenas empresas que contratam esses jovens também acabam se beneficiando, uma vez que o programa é custeado pelo Pronatec e não pela empresa.

Como podemos ver, o Pronatec Jovem Aprendiz traz benefícios para ambas as partes. Não é à toa que as expectativas em relação ao programa são tão boas. A seguir, vamos entender melhor como ele funciona e como ele surgiu.

Pronatec Jovem Aprendiz: Informações Principais

O programa Pronatec Jovem Aprendiz é ainda bastante recente. Ele foi oficializado no início desse ano pelo Ministro da Educação e pelo Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

O principal objetivo é fazer com que as empresas credenciadas ofereçam suporte ao aprendizado, algo obrigatório para jovens contratados como aprendizes. A carga horária do jovem aprendiz pode ser de 4 a 6 horas diárias, desde que seja fora do horário escolar, uma vez que o programa busca incentivar e manter o jovem estudando.

De acordo com informações oficiais, o jovem irá receber o equivalente a um salário mínimo e terá vínculo empregatício com a empresa, com carteira assinada e direito a FGTS. No entanto, a remuneração e a oficialização da aprendizagem não são os únicos benefícios.

Se contratado como aprendiz, o jovem irá receber uma formação técnico-profissional e suas atribuições na micro ou pequena empresa envolverão atividades cada vez mais complexas ao longo dos meses, para que ele esteja cada vez mais capacitado.

Como o jovem aprenderá na prática, ao final do período de aprendizagem – que pode durar até 2 anos – ele estará qualificado e poderá agregar valor ao mercado de trabalho. Recebendo sua certificação técnica, ele poderá, inclusive, ser efetivado pela empresa.

Pronatec Jovem Aprendiz 2024: Empresas Credenciadas

Se você tem uma micro ou pequena empresa e deseja se inscrever no Pronatec Jovem Aprendi para oferecer vagas em seu quadro de funcionários aos jovens interessados no programa, deve realizar sua inscrição através do site Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. Para acessar o site, clique aqui.

Pronatec Jovem Aprendiz 2024: Inscrições

Ainda não há informações sobre quais procedimentos o jovem interessado deve realizar para se inscrever no programa Pronatec Jovem Aprendiz. Acesse nosso blog diariamente para ficar de olho nas novidades. Assim que as informações forem divulgadas, iremos compartilhar com vocês em primeira mão.

Saque do fundo PIS é liberado esta semana

PIS 2024 Vários trabalhadores aguardam o pagamento do Caixa PIS, ele é muito importante na renda familiar e muitas pessoas fazem compromisso com o mesmo. Veja no post de hoje quais são os requisitos para que você possa fazer a consulta, receber o pagamento do PIS e sacar o benefício.

PIS 2024

O PIS foi criado pelo governo, mas é de iniciativa privada e concede benefícios aos trabalhadores celetistas. Não são todos os trabalhadores que se encaixam para receber o valor de um salário mínimo pago pelo Programa de Integração Social.

Preenchendo os requisitos necessários você consegue receber o pagamento do benefício PIS 2024, entenda o que é necessário para que isso ocorra:

  • Ter cadastro há 05 anos no PIS;
  • Ter trabalhado de carteira assinada pelo menos por 30 dias, consecutivos ou não;
  • Ter os dados pessoais informados pelo o empregador no sistema do RAIS;
  • Só recebe o PIS o trabalhador que tenha recebido até 02 salários mínimos no ano base.
  • O ano base é sempre um ano anterior ao que você vai receber o pagamento.

TABELA DO PIS

A consulta da tabela do PIS 2024 pode ser feita através da internet diretamente no site da Caixa. Não é necessário que você procure o atendimento presencial somente para se informar a respeito. Pela internet o procedimento é muito mais simples e muito mais rápido.

Como Funciona o PROUNI: Tire Dúvidas, Inscreva-se

Você, que é aluno ou quer se tornar aluno, veja como funciona o Prouni 2023 e concorra a bolsas de estudo integrais ou parciais. São diversas opções diferentes em instituições de Ensino Superior parceiras do programa. Conheça mais informações a seguir sobre como funciona o Prouni 2023!

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação. O programa conta com a parceria de diversas instituições de Ensino Superior onde essas bolsas são oferecidas.

Como funciona o Prouni?

Entender como funciona as inscrições Prouni 2023 é fundamental para que o candidato possa se inscrever de maneira correta e com isso concorrer às bolsas oferecidas.

Esse programa funciona graças às parcerias com as instituições de Ensino Superior privadas.

Essas instituições disponibilizam vagas no programa para os candidatos que se inscreverem e em contrapartida, recebem descontos em impostos federais. O MEC é o órgão responsável por estipular qual é a quantidade de vagas que devem ser ofertadas.

O candidato para conquistar uma vaga nesse programa precisa apenas preencher os requisitos obrigatórios, se inscrever e realizar a prova do ENEM, fazer a inscrição e esperar os resultados.

Quais são os tipos de bolsas oferecidas?

Existem 2 tipos de bolsas, veja abaixo:

  • Bolsa Integral: Bolsa oferecida a candidatos que tenham uma renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio;
  • Bolsa parcial: Bolsa de 50% oferecida a candidatos que tenham uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Requisitos Prouni  

Como dissemos, existem alguns requisitos obrigatórios que devem ser atendidos pelos candidatos que querem concorrer a uma bolsa.

  • Ter concluído o Ensino Médio em escola pública municipal ou estadual;
  • Ter concluído o Ensino Médio em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ter concluído o Ensino Médio metade em escola pública, metade em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser portador de alguma deficiência física ou mental;
  • Ser um professor atuante na rede pública de ensino que integre o quadro permanente da instituição.

Inscrições Prouni 

Agora que você já sabe como funciona o Prouni 2023, fazer a sua inscrição é apenas questão de tempo.

Por enquanto, as inscrições Prouni 2023 não estão abertas e nem disponíveis, mas elas são sempre disponibilizadas pela internet, podendo serem feitas de maneira rápida e fácil.

Veja a seguir como se inscrever quando elas estiverem abertas:

  • Acesse o site oficial, ou clique aqui;
  • Procure pela opção para se inscrever e clique nela – lembrando que, por enquanto, elas não estão abertas;
  • Preencha corretamente as suas informações e finalize a sua candidatura.

Aberta inscrições para processo seletivo de graduação EAD

A unidade do Senac Bauru 2023 conta com excelentes cursos para que você possa buscar a qualificação que precisa. Nessa cidade temos apenas uma unidade e logo adiante você poderá conferir o endereço e onde encontrá-la.

Primeiro passo é se informar a respeito do prazo de inscrição, por que sem isso você não consegue participar. Muitos perdem esse prazo e acabam tendo que esperar até o outro semestre para as inscrições abrirem novamente.

Um curso faz uma diferença grande em nosso currículo, mas só percebemos isso quando vamos participar de um processo seletivo. Como hoje as pessoas estão mais preocupadas com a vida profissional os cursos gratuitos tem ficado cada dia mais concorridos.

CURSOS DO SENAC BAURU

Para ainda este ano o SENAC 2023 vai oferecer cursos novos e modalidades diferentes, isso faz com que você tenha mais opções de cursos para poder escolher qual deles fazer.

Seja no Senac Bauru ou em outros estados como SENAC SE por exemplo, não se pode deixar de correr atrás, se informar sobre o período da inscrição, e se inscrever, claro. Essas informações você pode pegar entrando em contato com a unidade, eles têm o telefone e atendimento presencial para tirar dúvidas.

Veja os cursos disponíveis nessa unidade:

  • Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa
  • Excel 2013 – Avançado
  • Confeccionista de Patchwork
  • Higiene na Manipulação dos Alimentos
  • E-Social
  • Gerenciamento de Projetos – práticas do PMI
  • Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
  • Gestão de Negócios
  • Gestão Estratégica de Pessoas

Para maiores informações acesse: www.senac.sp.br

Importante se informar para que você possa garantir a sua vaga e assim poder iniciar os seus estudos o quanto antes. Esses cursos são ótimos, e no final do post você confere os que são gratuitos.

ENDEREÇO DO SENAC BAURU

Na sequência você tem o endereço do SENAC Bauru para que você possa ir até lá se inscrever, pois pela internet não tem como. O telefone e as demais ferramentas servem para que você entre em contato e tire suas dúvidas:

  • Endereço: Av. Nações Unidas 10-22 – Centro – Bauru – SP CEP: 17010-130;
  • Telefone: (14) 3321-3199;
  • Fax: (14) 3321-3119.

O funcionamento dessa unidade é das 08h às 21h, de segunda a sexta. No sábado o Senac vai abrir as 08h e fechar às 15h. Procure ir nesses horários para que você possa garantir o atendimento que procura.

CURSOS GRATUITOS

Além dos cursos pagos essa unidade também oferece cursos de qualificação profissional gratuitos. Esses já são destinados as pessoas de baixa renda e que não possuem condições financeiras para fazer um curso.

Abaixo você confere as modalidades desses cursos:

  • Auxiliar Administrativo;
  • Caixa;
  • Confeiteiro;
  • Mecânico;
  • Eletricista;
  • Depilador;
  • Cuidador Infantil;
  • Auxiliar de Escritório;
  • Operador de Computador.

Início de ano é tempo de se planejar para pagamento de impostos

Mais um início de ano e é tempo de se planejar para pagamento de impostos. Como o IPTU Niterói. Que funciona como forma de arrecadação de verba para a cidade. Por meio do IPTU Niterói 2023 o município deve receber melhorias.

Sobre o IPTU Niterói

Estima-se que haja mais de 217 mil imóveis contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Niterói. Entre terrenos sem construção e edificações.

Este imposto é cobrado em todos os municípios brasileiros. O seu objetivo é o de arrecadar verba para o cofre da cidade. Com isso, a administração do IPTU 2023 é de total responsabilidade da Prefeitura Municipal e os setores financeiros.

Com o valor arrecadado o governo deve investir no próprio município. Promovendo melhorias nos setores que atendem o público. Por exemplo: educação, segurança, saúde, obras e infraestrutura em geral.

A distribuição do carnê para pagamento é feito via Correios. Mas, aqueles que não recebem em casa o boleto pode emiti-lo via internet.

Valor IPTU Niterói

Para definir qual será o valor do IPTU RJ 2023 é feito um cálculo. Em praticamente todas as cidades brasileiras este cálculo é o mesmo. Multiplica-se o valor venal da propriedade por uma alíquota.

O valor venal fica registrado em documentos da Prefeitura Municipal. Para determiná-lo é levado em consideração o tamanho do imóvel, o bairro que pertence, sua infraestrutura em geral. O próprio governo avalia a propriedade e estabelece esse valor.

A alíquota também é decidida pela prefeitura. E varia conforme a sua utilidade. Quer dizer, se é um imóvel residencial ou não. O valor da alíquota de uma residência em Niterói é de 0,6% a 1%. Dependendo do seu tamanho em m².

Propriedades não residenciais variam de 0,8% a 1,2%. Enquanto que terrenos sem construção têm alíquota de 2,5% a 3,5%. O valor concreto deve estar descrito na guia do IPTU de cada propriedade.

Pagamento IPTU Niterói

O contribuinte pode escolher entre duas formas de pagamento IPTU Niterói. Quando é feita a quitação total à vista é dado 8% de desconto IPTU Niterói. Com data de vencimento até 8 de janeiro.

Caso o valor, mesmo que com desconto, seja inviável para o contribuinte é permitido o parcelamento do IPTU em até 11 vezes. O primeiro vencimento é em 12 de janeiro.

É preciso verificar nas agências bancárias se as mesmas fazem o recebimento do imposto. E se permitem o pagamento por meios digitais, como internet banking e caixa eletrônico.

Isenção IPTU Niterói

Há casos em que é permitida a isenção IPTU Niterói. Ou seja, não é necessário fazer o pagamento do imposto.

Por determinação em Lei, algumas pessoas e alguns imóveis não precisam contribuir por meio do IPTU. A propriedade deve estar em nome da pessoa que atenda as condições determinadas. São elas:

  • Aposentados e pensionistas maior de 60 anos;
  • Deficiente visual ou mental;
  • Portador do vírus HIV;
  • Ex-combatente da II Guerra Mundial;
  • Imóvel de interesse histórico e/ou cultural;
  • Imóvel que funcionam atividades do Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
  • Imóveis de de sociedades desportivas, culturais e recreativas e ONG’s.

Consulta e 2 Via IPTU Niterói

Para fazer a consultar o IPTU Niterói e emitir a segunda via do boleto, basta acessar o site da Secretaria Municipal da Fazenda. No portal é possível realizar vários processos que envolvem o tributo.

Assim, o contribuinte se planeja com o valor e evita multas com a reemissão da guia de pagamento. Lembrando que em caso em que foi ultrapassada a data original de vencimento o valor recebe reajustes.

Veja como fazer a consulta e 2 via IPTU Niterói:

  • Acessar o site da Secretaria Municipal da Fazenda;
  • Em ‘Serviços Online’ clique na opção ‘2° via IPTU e informações do imóvel’;
  • Insira o número da matrícula do imóvel. E depois, clique em ‘Pesquisar’.

Endereço e telefone prefeitura de Niterói

Ainda com dúvidas relacionadas ao IPTU Niterói? Saiba como entrar em contato com a prefeitura municipal:

  • Telefone: (21) 2621-2400 / 2621-2474 / 2621-2529
  • Endereço: Palácio Arariboia: Rua da Conceição, 100 – 1º andarCentro – Niterói – RJ – CEP 24020-084

Inscrições abertas SISU Passo Passo

O SISU 2022 já é aguardado por milhares de brasileiros que realizaram o ENEM e desejam submeter suas notas no Sistema de Seleção Unificada. Você sabe como realizar a sua inscrição no SISU 2022? Então acompanhe a seguir algumas informações importantes!

O SISU 2022 é um sistema que permite o ingresso de estudantes em faculdades por todo Brasil, a seguir iremos conferir mais sobre detalhes, acompanhe!

O QUE É SISU?

O Sistema de Seleção Unificada é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual instituições de ensino superior oferecem vagas em cursos diversos para estudantes que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

REQUISITOS SISU 2022

Assim como em outros processos de seleção o SISU 2022 também possui requisitos que o candidato a uma vaga precisa atender, confira quais são:

  • O candidato deve ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior a inscrição do SISU;
  • O candidato deve alcançar no ENEM a nota mínima de 450 pontos;
  • É preciso alcançar nota acima de (zero) na redação do ENEM;
  • O candidato pode ter estudado em escola pública ou particular;
  • O candidato pode possuir qualquer renda, porém, caso você possua baixa renda será preciso comprovar.

DOCUMENTOS EXIGIDOS NO SISU 2022

Assim como o PROUNI 2022, o SISU 2022 alguns documentos são necessários a fim de comprovar os dados informados em sua inscrição, confira a seguir quais são:

Nota: Todos os documentos listados a seguir devem estar autenticados em cartório.

  • RG (Carteira de Habilitação e Carteira de Trabalho também podem ser usados como documento de identificação);
  • CPF;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Reservista – para os candidatos do sexo masculino;
  • Os documentos a seguir precisam ser originais:
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Foto 3×4;
  • Certidão de Quitação Eleitoral (este documento pode ser emitido clicando aqui).

Se assegure de estar com a documentação completa para garantir a sua vaga em uma universidade por meio do SISU.

INSCRIÇÕES SISU 2022

As inscrições para o SISU 2022 aconteceram no site oficial do programa, a seguir temos um passo a passo que vai te auxiliar neste processo, acompanhe:

  • Acesse o site do SISU clicando aqui;
  • Selecione a opção ‘Inscreva-se’;
  • Escolha 2 (duas) opções de cursos para se inscrever;
  • Busque por vagas nas instituições desejadas;
  • Escolha em qual modalidade de curso deseja concorrerá (Cotas ou Livre Concorrência);
  • Confirme sua inscrição.

Na tela ‘Minha inscrição’ você poderá conferir a inscrição que acabou de fazer, lembrando que você ainda pode alterar suas opções de cursos durante o período de inscrições.

Por fim basta aguardar as notas de corte que serão divulgadas no site do SISU, sendo assim fique de olho para não perder nenhuma informação!

CONTATO SISU 2022

Para obter mais informações sobre o SISU 2022 confira  a seguir o telefone de contato do programa:

0800-616161

Agora que você já conhece mais do SISU aproveite para realizar a sua inscrição e aproveitar essa grande oportunidade!

Veja como realizar seu agendamento INSS pelo telefone

Você já ouviu falar do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS é uma autarquia, ou seja, é órgão governamental que possui autonomia administrativa, mas ainda assim é vinculado ao Ministério do Trabalho e à Previdência Social.

O INSS é mantido através de contribuições (feitas na fonte e na folha) e é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios através da tabela INSS 2022 como aposentadorias, salários benefícios, pensões e auxílios, além de outros benefícios previstos e assegurados por lei para os contribuintes que são considerados incapacitados para trabalhar.

O INSS trabalha em parceria com a Dataprev, sistema tecnológico que faz a administração de todos os dados da Previdência Social e dos beneficiários.

“Mas como consigo agendar um atendimento no INSS?” Calma, você já saberá como, basta continuar a leitura do nosso texto.

Brasília (DF), 25/11/2016 – INSS – Previdência Social – Aposentadoria – Foto, Michael Melo/Metrópoles

Agendamento no INSS

O Agendamento INSS 2022 tem como objetivo viabilizar um atendimento mais cômodo e resolutivo para você, além de permitir às agências do INSS se planejarem para o atendimento de acordo com a força de trabalho de cada unidade. O agendamento é um protocolo válido e garante todos os seus direitos.

Ele pode ser feito na internet, através do site da previdência acessando o endereço: www.previdencia.gov.br e são necessárias as seguintes passos:

Primeiro, para começar a preencher o protocolo online para o agendamento, se faz a escolha do serviço a ser agendado, desde aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, até seguro-desemprego para pescador-artesanal.

Depois você deve fornecer os seus dados como:

  • Nome;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Telefones para contato (celular e fixo);
  • E-mail (você pode optar por receber um lembrete do seu agendamento por e-mail).

Com esses dados informados, você deve escolher a unidade de atendimento na lista oferecida pelo site da previdência.

Para finalizar o seu agendamento você deve confirmar o requerimento e imprimir o comprovante. No tópico a seguir você poderá conferir para quais serviços consigo requerer o agendamento.

Como fazer o seu agendamento no INSS

É possível requerer agendamento para os benefícios no site da previdência.

Leia a seguir: Início de ano é tempo de se planejar para pagamento de impostos

Pensão por morte ao cônjuge: Conheça algumas regras

Uma das leis trabalhistas que rege a CLT é a pensão por morte ao cônjuge. Este assunto ainda traz algumas dúvidas para os brasileiros por possuir algumas regras muito específicas. Você sabe como funciona este benefício tão importante? Confira as informações abaixo e entenda tudo o que você precisa saber.

Como funciona a pensão por morte ao cônjuge?

A pensão por morte é um benefício oferecido para os contribuintes da Previdência Social. Este recurso é dividido em duas categorias: a pensão por morte temporária e a pensão por morte vitalícia.

O que irá definir qual tipo de pensão o assegurado irá receber é a situação de cada um e o tempo de contribuição da pessoa falecida. Cada um dos benefícios irá dispor de regras específicas.

Você poderá ter noção de valores de contribuição e poderá calcular o valor a receber de acordo com a tabela INSS 2021. Se tiver maiores dúvidas, vale a pena contratar um profissional da área de Direito para auxiliar você.

Quais as regras do benefício?

A pensão por morte é um benefício da CLT que passou por algumas mudanças e por isso, para poder receber o recurso é preciso cumprir algumas regras.

Para receber a pensão de forma vitalícia, é preciso, primeiramente, que a pessoa falecida tenha realizado pelo menos dezoito contribuição para a Previdência Social. Se quiser, você pode tirar o seu extrato do INSS 2021 e esclarecer suas dúvidas.

Quanto ao tempo de casamento, é preciso que a pessoa que veio a óbito tenha estado casada com o cônjuge que irá receber a pensão por cerca de dois anos.

Além destas exigências, é requerido que o cônjuge da pessoa que veio a óbito tenha quarenta e quatro anos na data de falecimento do beneficiário. Vale lembrar que se estes requisitos não forem cumpridos, a pessoa só terá direito a receber o suporte por quatro meses. A regra não se aplica para pessoas inválidas, estas recebem a pensão vitalícia independente das regras,

Como solicitar?

É importante mencionar que a pensão por morte só pode ser solicitada até noventa dias após o falecimento do contribuinte. Por isso, é preciso estar atento às datas. A data não é aplicada aos dependentes incapazes.

Este recurso deve ser solicitado pelo portal do INSS ou através do telefone de atendimento da unidade. Quanto antes você solicitar, mais rápido o seu requerimento será avaliado. Por isso, reúna documentos pessoais e certidão de óbito para realizar a sua solicitação!