Governo Lança Oportunidade de Emprego a Jovens

Muitos jovens desejam ingressar no mercado de trabalho, mas nem sempre o caminho a ser percorrido é fácil. Iniciativas como o Pronatec ajudam esses jovens. Poder trabalhar em micro e pequenas empresas importantes sem ter muita experiência não é uma oportunidade que todos tem. Por isso, se você quer saber mais sobre o Pronatec Jovem Aprendiz 2019, continue lendo.

Pronatec Jovem Aprendiz 2019

O programa Pronatec Jovem Aprendiz 2019 busca beneficiar jovens entre 14 e 24 anos. Aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e estudantes da rede pública de ensino tem prioridade.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho, as expectativas são de que cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas possam passar a contratar jovens através do Jovem Aprendiz 2019. As micro e pequenas empresas que contratam esses jovens também acabam se beneficiando, uma vez que o programa é custeado pelo Pronatec e não pela empresa.

Como podemos ver, o Pronatec Jovem Aprendiz 2019 traz benefícios para ambas as partes. Não é à toa que as expectativas em relação ao programa são tão boas. A seguir, vamos entender melhor como ele funciona e como ele surgiu.

Pronatec Jovem Aprendiz 2019: Informações Principais

O programa Pronatec Jovem Aprendiz 2019 é ainda bastante recente. Ele foi oficializado no início desse ano pelo Ministro da Educação e pelo Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

O principal objetivo é fazer com que as empresas credenciadas ofereçam suporte ao aprendizado, algo obrigatório para jovens contratados como aprendizes. A carga horária do jovem aprendiz pode ser de 4 a 6 horas diárias, desde que seja fora do horário escolar, uma vez que o programa busca incentivar e manter o jovem estudando.

De acordo com informações oficiais, o jovem irá receber o equivalente a um salário mínimo e terá vínculo empregatício com a empresa, com carteira assinada e direito a FGTS. No entanto, a remuneração e a oficialização da aprendizagem não são os únicos benefícios.

Se contratado como aprendiz, o jovem irá receber uma formação técnico-profissional e suas atribuições na micro ou pequena empresa envolverão atividades cada vez mais complexas ao longo dos meses, para que ele esteja cada vez mais capacitado.

Como o jovem aprenderá na prática, ao final do período de aprendizagem – que pode durar até 2 anos – ele estará qualificado e poderá agregar valor ao mercado de trabalho. Recebendo sua certificação técnica, ele poderá, inclusive, ser efetivado pela empresa.

Pronatec Jovem Aprendiz 2019: Empresas Credenciadas

Se você tem uma micro ou pequena empresa e deseja se inscrever no Pronatec Jovem Aprendiz 2019 para oferecer vagas em seu quadro de funcionários aos jovens interessados no programa, deve realizar sua inscrição através do site Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. Para acessar o site, clique aqui.

Pronatec Jovem Aprendiz 2019: Inscrições

Ainda não há informações sobre quais procedimentos o jovem interessado deve realizar para se inscrever no programa Pronatec Jovem Aprendiz 2019. Acesse nosso blog diariamente para ficar de olho nas novidades. Assim que as informações forem divulgadas, iremos compartilhar com vocês em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *