Contribuintes em atraso vão poder parcelar imposto atrasado em 10 vezes

Confira aqui neste artigo todas as informações a respeito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2016 do Estado do Rio de Janeiro, como consultas, emissão de 2 Via, Tabela de Valores e Vencimentos.

Muito em breve a Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro – SEFAZ RJ, responsável pela arrecadação do IPVA, definirá e divulgará aos contribuintes proprietários de veículos as regras referentes ao IPVA Rio de Janeiro 2016.

Até o momento, como já era esperado, não houve qualquer movimentação a respeito de alterações na forma como o imposto é recolhido no Estado, e dessa forma devem ser mantidas as mesmas condições de pagamento, concessão de descontos, isenções, datas de vencimento e alíquotas para base de cálculo.

No Estado do Rio de Janeiro o calendário de vencimentos tem início já em janeiro e os contribuintes podem obter desconto por antecipação de até 5% sobre o valor total. Os contribuintes também têm a chance de receber o desconto no pagamento do Seguro DPVAT Rio de Janeiro.

Pagamento e Descontos IPVA Rio de Janeiro 2016:

O pagamento em cota única, com direito a desconto de 5%, deve ser efetuado dentro do mês de janeiro. Já quem preferir pagar parcelado, deverá quitar o imposto em três cotas, nos meses de fevereiro, março e abril, e sem direito a descontos.

As datas exatas de vencimento dentro de cada mês variam de acordo com o número final da placa do veículo. Em breve a SEFAZ deve divulgar a Tabela de Vencimentos do IPVA Rio de Janeiro 2016 com o cronograma completo.

É importante salientar que, se o prazo para pagamento da primeira parcela for descumprido, o pagamento do IPVA só poderá ser realizado em quota única.

Consulta a Valores e Boletos IPVA Rio de Janeiro 2016:

A consulta dos valores será disponibilizada aos contribuintes a partir do início de janeiro, através do site oficial da SEFAZ e do Departamento Estadual de Trânsito, DETRAN RJ.

Nestes endereços será possível, além de consultar, imprimir o boleto do IPVA, licenciamento e Seguro DPVAT. Estes documentos poderão ser pagos nas agências do Banco do Brasil. Quem preferir poderá pagar apenas informando o número do RENAVAM do veículo para o caixa, dispensando assim a emissão e apresentação dos boletos.

Além disso, correntistas do Banco do Brasil também poderão pagar o imposto com o número de RENAVAM nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos).

Após o pagamento do imposto, da taxa e do seguro DPVAT, o contribuinte receberá em seu endereço, em até dez dias úteis, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *